sábado, 27 de outubro de 2012

Como cuidar dos seus pincéis de maquiagem

Seus pincéis de maquiagem, assim como seus cremes e suas últimas aquisições para aquele make arrasador, entram em contato diariamente com o seu rosto. Às vezes de manhã e à noite. Então, eles merecem muita atenção! Especialmente se forem pincéis profissionais, caríssimos, que você guarda com todo o cuidado na sua maletinha de maquiagem...
Podemos não enxergar, mas os pincéis acumulam restos de maquiagem, sujeira, óleos, células da pele mortas – e no meio de tudo isso... bactérias, claro! OMG!!!! Portanto, você não quer transferir tudo isso para a sua pele fresquinha, limpa, tonificada e hidratada todos os dias de manhã, correto?

Um dos grandes benefícios da limpeza dos pincéis é que eles voltam a ficar macios como novos. A maquiagem acumulada, especialmente restos de base, faz com que eles fiquem ásperos, e podem até arranhar discretamente uma pele mais sensível. Não, não queremos isso! Então, mãos à obra!
Com que freqüência os pincéis devem ser lavados? Bom, depende da sua agenda... Idealmente, uma vez por semana, especialmente aqueles usados para aplicação de base. Quem tem acne também deveria encontrar um tempinho entre o trabalho, a academia e a balada para seguir essa rotina. Ok, você não tem todo esse tempo (quem tem?). Quinzenalmente, ou no máximo uma vez ao mês, e não se fala mais nisso!

Como lavar seus pincéis:
- lavá-los em água corrente, com a água correndo da base para as pontas das cerdas, e nunca o contrário. Isto evita que a água danifique a cola que segura as cerdas, ou entre na parte metálica do pincel.
- quando estiverem úmidos, utilizar um shampoo suave, ou então sabonete líquido, para massagear as cerdas, de novo no sentido da base para as pontas. Adoramos os sabonetes suaves de bebê para esta limpeza! Vá adicionando água e massageando, até que a água que escorre do pincel seja cristalina. Enxágue mais um pouco para garantir que não fiquem restos incorporados às cerdas – sempre com as pontas para baixo.
 - agora que seus pincéis estão limpos, escove suavemente uma toalha de papel para retirar o excesso de água. Certifique-se de que as cerdas estão alinhadas (para evitar que seus pincéis fiquem acordem num bad hair day!) e coloque-os deitados sobre uma toalha felpuda para que possam secar ao ar livre.
- deixe-os secar completamente antes de usá-los. Uma boa dica é lavá-los antes de dormir, assim eles têm a noite toda para a secagem e no dia seguinte você terá pincéis fresquinhos para começar o dia com um lindo makeup!

Quando você tem mais urgência e precisa limpar seus pincéis entre um produto e outro, ou ainda durante viagens longas, uma alternativa muito legal é usar um produto especializado para limpeza de pincéis. A Sephora e a MAC têm opções de secagem rápida para estas situações. Você aplica o produto no pincel e escova um lenço de papel até que o traço fique limpo. Na opinião do Gorgeouskin, não dispensa a limpeza periódica com água, mas é um super quebra galho! Por US$6 e US$14, respectivamente. Mas só lá fora, por enquanto. Listinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário